28 de junho de 2012

MUSCULAÇÃO FEMININA ( BRUNO S SAMPAIO)




MUSCULAÇÃO FEMININA

O treinamento com pesos proporciona adaptações funcionais e morfológicas. A principal adaptação funcional é o aumento da força muscular, e a principal adaptação morfológica é o aumento da massa muscular (hipertrofia). O aumento da força muscular possui estrita relação com o desempenho, a saúde e a qualidade de vida, enquanto o aumento da massa muscular relaciona-se com a melhora da estética. Cabe, ainda, destacar que a melhora da estética aumenta a autoestima, melhorando, assim, a saúde e a qualidade de vida (Guedes Jr., 2003).
O padrão atual de estética exige corpos definidos, ou seja, com baixo percentual de gordura e músculos aparentes (hipertrofia). Por isso, as mulheres têm dividido, de igual para igual, as salas de musculação com os homens, e os exercícios de musculação são os mesmos para ambos.
HIPERTROFIA

A hipertrofia muscular pode ser considerada como aumento no número e/ou diâmetro das miofibrilas, proporcionando, assim, um aumento da fibra muscular (Minamoto e Salvini, 2001). Esta, também, tem sido apontada como uma das principais adaptações do músculo esquelético diante do treinamento de força (Fleck e Kraemer, 1997; AaGaard, 2004). É importante lembrar que essa hipertrofia pode atingir magnitudes diferentes, dependendo de vários fatores, como genética, quantidade de hormônios (testosterona) circulantes, treinamento e sexo. Essa observação é importante, pois muitas mulheres entendem hipertrofia como músculos exageradamente grandes, iguais ao de fisiculturistas e/ou homens que realizam treinamento de força sistematicamente, e, por isso, evitam a prática de musculação. No entanto, vale ressaltar que os homens possuem em média dez vezes mais testosterona circulante que as mulheres (Badillo e Ayestarán, 2001), e este é considerado um dos principais hormônios anabólicos. Algumas evidências sugerem que os ganhos de força em virtude de treinamento com pesos cessam precocemente na mulher, se comparada ao homem, sobretudo nos membros superiores, nos quais elas possuem menor volume muscular (Hakkinen, 1993). Sendo assim, as mulheres podem ficar despreocupadas, pois, dificilmente, ficarão com músculos como os dos homens, a menos que queiram.

Fonte:
Treinamento personalizado em musculação
Editora Phorte, São Paulo, 2008
Dilmar Pinto Guedes – Tácito P. Souza Jr. – Alexandre C. Rocha

BRUNO SANSON SAMPAIO

Um comentário:

curtidas disse...

muito bom esse blog vou estar sempre acompanhando esse blog para ver dicas boas como estas